A missão é servir!

Chegamos ao mês de outubro, onde comemoramos a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida. Mas também onde é celebrada em toda a Igreja o Mês Missionário, que neste ano tem como tema “Missão é Servir” e lema “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44).

A missão é parte constitutiva da identidade da Igreja Católica, Jesus já nos disse “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15), e é para isso que somos chamados a realizar neste mês. Renovar-se em Cristo e levar a Sua palavra a todos os que sofrem, todos os que necessitam e aos que ainda não conhecem Jesus.

O tema escolhido para a Campanha Missionária de 2015 dá continuidade ao trabalho que começou na Quaresma, durante a Campanha da Fraternidade onde trabalhamos o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade. Eu Vim para Servir” (Mc 10,45).

É em um trabalho missionário que Papa Francisco tem reforçado tanto em suas homilias, “uma Igreja em saída”. Trata-se de despertar, em todos nós cristãos, a alegria e seriedade de sermos discípulos de Jesus Cristo, tentar ser como Ele, amar como Ele mesmo nos ensinou e propagar a Sua Palavra a qualquer pessoa, “Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém”, como nos mandou o Papa.

A missão nos leva a viver o encontro com Jesus num dinamismo de conversão pessoal e pastoral, capaz de atrair os que abandonaram a Igreja, os que estão distantes dos problemas, das dúvidas, dos sofrimentos e os que ainda não experimentaram o dom da fé.

Para sermos uma “Igreja em saída”, precisamos ouvir as palavras que o Papa Francisco nos mandou através da mensagem especial para o Dia Mundial das Missões, que a missão é ter paixão pelo Cristo e ao mesmo tempo paixão por todas pessoas.

Acreditemos no Amor que restaura e reconstrói e deixemo-nos contagiar por esse amor de Deus, que tudo pode, para que juntos sejamos uma real Igreja em saída e que com firmeza possamos propagar a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.

Padre Reginaldo Manzotti é coordenador da Associação Evangelizar é Preciso – Obra considerada benfeitora nacional que objetiva a evangelização pelos meios de comunicação – e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR). Apresenta diariamente programas de rádio e TV que são retransmitidos e exibidos em parceria com milhares de emissoras no país e algumas no exterior. Site: www.padrereginaldomanzotti.org.br. Facebook: www.facebook.com/padrereginaldomanzotti. Twitter: @padremanzotti | Instagram: @padremanzotti

Faça um comentário